Brincar com os filhos :: Escola da Inteligência

Sabe-se da comprovação da importância no desenvolvimento das crianças a partir do feto. A neurociência explica a diferença que pequenos estímulos fazem na criança e consequentemente em seu desenvolvimento socioemocional e pedagógico.
Algumas brincadeiras relativamente simples podem proporcionar um efeito enorme na vida de seu (sua) filho (a), invista em tempo de qualidade e perceberá a diferença.

Coordenação Escola da Inteligência – Colégio Palavra Viva

Brincar com os filhos virou coisa de adulto:
a importância da interação

Em uma sociedade cada vez mais veloz e ocupada, a família perde espaço em um requisito obrigatório e extremamente importante no desenvolvimento das crianças: as brincadeiras!

A Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada pelas Nações Unidas em 1959, afirma que toda criança tem direito ao lazer infantil. No entanto, muitas famílias, preocupadas com o futuro dos filhos ou ocupadas demais, preenchem a agenda das crianças com atividades extracurriculares, tais como: inglês, redação, reforço escolar, entre outros. Quando sobra tempo livre para esses meninos e meninas, normalmente já está na hora de dormir. E o tempo para brincar, é necessário?

Um dos reflexos da chamada pós-modernidade é o imediatismo, onde tudo o que fazemos acontece rapidamente, inclusive a interação com a família. Em uma sociedade cada vez mais veloz e ocupada, a família perde espaço em um requisito obrigatório e extremamente importante no desenvolvimento das crianças: as brincadeiras!

A importância das brincadeiras no desenvolvimento da criança

A preocupação excessiva da família no preparo dessas crianças para a inserção no mercado de trabalho futuramente faz com que os pais invistam em atividades extremamente racionais, lógicas, cheias de regras e disciplina. É claro que esses fatores são muito importantes para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, porém sozinhos, não atendem todas as necessidades das crianças, que também precisam de afeto, de tempo livre, de imaginação, de criatividade e do contato com o outro, proporcionados pelo ato de brincar, especialmente o contato da família.

As crianças que brincam com sua família desenvolvem desde cedo a capacidade de se colocar no lugar do outro, lidam melhor com suas emoções e guardam lembranças saudáveis e prazerosas junto aos seus entes queridos, o que estimula e ajuda a desenvolver diversas habilidades intelectuais também.

4 dicas essenciais para brincar com os filhos

Aprender brincando é para todas as idades! Interagindo com os seus filhos, você não só fortalece laços como também exerce o autoconhecimento. Veja algumas dicas essenciais para que as brincadeiras fluam ainda melhor:

Valorize a simplicidade

Brincadeiras com materiais simples ou improvisados animam o dia e fazem com que todos aproveitem o tempo de um jeito gostoso. Jogue bola, peteca, amarelinha, ou convide as crianças para praticar habilidades manuais, cozinhando receitas simples junto delas ou modelando criaturas em massinha ou argila. Use a criatividade!

Não subestime o poder do carinho

Cultivar uma postura carinhosa e receptiva faz com que os pais ganhem mais respeito dos filhos, proporcionando um equilíbrio emocional na família. Uma postura amiga, com diálogo, orientação e compreensão.

Entenda os sentimentos das crianças

Crianças podem ter dificuldades para compreender, organizar e expressar o que sentem. Quando isso ocorre, elas podem se tornar mais distantes, perder o interesse pela rotina e até mesmo chorar pelas coisas mais simples.

Por isso, é muito importante que os pais acompanhem as crianças, buscando confortá-las e incentivá-las para o diálogo. Em momentos descontraídos, os pequenos podem se sentir mais confortáveis para expressar seus sentimentos.

Use tecnologia com limites

O recomendado é que as crianças não fiquem mais de duas horas por dia usando tablets, celulares, videogames e televisão. Afinal, a exposição excessiva a esses dispositivos pode causar transtornos psicológicos, alimentares e déficits de atenção.

É importante que as crianças tenham contato com a tecnologia quando estiverem emocionalmente amadurecidas. Isso porque, quando estão nos primeiros anos de vida, elas assimilam o mundo por meio do toque e da interação com as pessoas. Sem a experiência do tato e da interação, elas podem perder uma parte importante do conteúdo.

Brincar com os filhos é uma das melhores formas de se aproximar das crianças, fortalecendo a cumplicidade e proporcionando aprendizado mútuo. Se você gostou das nossas dicas, veja também as nossas ideias para estimular a criatividade das crianças!

Texto Escola da Inteligência
Educação Socioemocional