Amigo secreto, origem e variações para sua diversão natalina

Amigo Secreto, Amigo Oculto, Amigo Ladrão, Amigo Chocolate.
Escolha a sua brincadeira e divirta-se!

O período natalino é marcado por confraternizações entre amigos, familiares e… pelo Amigo Secreto, é claro! Na festa da família, no trabalho, na escola, na academia, em todos os lugares ele tem espaço reservado na agenda, não importa em quantos dele você tenha que fazer parte.

Afinal, de onde veio esse hábito tão difundido no Brasil e em diversos países do mundo? A origem ninguém sabe ao certo, dizem alguns que essa tradição surgiu há muito tempo, na Grécia antiga, quando os gregos presenteavam pessoas influentes escolhidas aleatoriamente. Outra versão aponta que a brincadeira surgiu por volta do século XVIII, quando os povos nórdicos trocavam presentes ao amanhecer para celebrar o pacto com deuses. Ao trocar os presentes, eles diziam: “Que você jamais se esqueça dos deuses sobre nós”, como uma forma de consumar a celebração.

Existe ainda uma outra teoria, mais recente, que liga essa troca de presentes diferenciada ao caos econômico americano. Durante as confraternizações, operários colegas de trabalho queriam presentear uns aos outros, mas o país enfrentava então a crise de 1929, em que a população foi financeiramente afetada, tornando esse desejo muito oneroso e praticamente impossível de ser realizado. O grupo decidiu, então, fazer a brincadeira que atualmente é conhecida no país como Secret Santa.

Em terras brasileiras chamamos a brincadeira de Amigo Secreto, Amigo Oculto ou Amigo Invisível. Coloca-se o nome dos participantes num sorteio – que pode ser até mesmo virtual – e cada um é agraciado com o nome de uma pessoa que esteja participando da brincadeira. Em data e local previamente combinados ou no próprio dia de Natal, um dos participantes dá algumas dicas da pessoa para quem comprou o presente, se ela não acertar, poderá ser “penalizada” com alguma punição. Agora é ela quem deve dar dicas de seu amigo secreto e assim por diante.

Existem algumas variações interessantes. Confira e escolha a modalidade da brincadeira que mais se adapta ao seu grupo e divirta-se!

Amigo chocreto ou amigo chocolate
Recentemente, ficou popular no Brasil o amigo chocreto, amigo chocolate, amigo chocô, amigolate, chococulto ou amigo doce, que tem as mesmas regras do amigo secreto, porém a diferença é que os presentes devem ser apenas chocolates. Por conta disso também em alguns lugares é realizado durante o período da Páscoa.

Amigo da onça
O “amigo da onça” ou inimigo oculto ficou comum principalmente entre colegas de trabalho. Como diz o nome, nessa versão não se dá presentes, faz-se apenas brincadeiras para aquela pessoa que foi sorteada, dando a ela algo de que ela não goste ou que caracterize seu jeito de ser, de forma brincalhona.

Amigo caneca
Existe também o “amigo caneca”, comum no começo do ano, no qual cada um dá uma caneca que lembre a pessoa sorteada.

Amigo secreto chinês ou Amigo ladrão
Nessa proposta secreto é o presente e não o amigo. Estipula-se um valor para o presente e cada participante compra um presente, sempre tendo em mente que ele pode vir a ficar com o presente ao final. O presente deve estar embrulhado de forma a impedir que os participantes saibam o conteúdo da embalagem. Para iniciar o jogo sorteiam-se números para cada um dos participantes. Por exemplo, se 15 pessoas estiverem participando, números de 1 a 15 serão distribuídos para os participantes.

Aquele que sortear o número 1 será o primeiro a pegar algum dos presentes. O número 2 terá o direito de pegar o presente da mesa ou “roubar” o presente do número 1. Caso isso aconteça, o primeiro terá o direito de escolher outro presente da mesa. E assim vai seguindo: o terceiro pode escolher o presente do primeiro ou do segundo ou o da mesa.

O jogo termina quando o último participante escolhe um presente da mesa ou, se preferir, rouba de alguém que já tenha escolhido o seu. Nesse caso, o azarado – ou sortudo – será obrigado a pegar o último presente da mesa. Uma regra importante: cada pessoa poderá trocar o presente somente uma vez.

Amigo Secreto Elefante Branco
Um valor mínimo e um máximo são estipulados. O presente deve ser embrulhado de forma que não seja possível saber seu conteúdo.

A pessoa escolhida vai até os pacotes e pega um qualquer, com a proibição de pegar o próprio presente.Com o presente em mãos, a pessoa sorteia o amigo secreto na hora e dá dicas para os outros participantes adivinharem.

O ponto forte do Elefante Branco é que ninguém sabe o que está dando e para quem. Tudo é definido só na última hora.

Iris Sayago
Coordenação de Comunicação e Marketing