“No trânsito, o sentido é a vida” – Maio Amarelo

Você sabia que as mortes por acidente de trânsito representam a nona maior causa de mortes em todo o mundo? São três mil vidas perdidas por dia.
O assunto é tão sério que a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Essa resolução foi tomada em maio de 2011, por isso o mês de maio costuma centralizar as ações de conscientização pela segurança no trânsito.
A cor amarela do Maio Amarelo foi escolhida por conta de simbolizar atenção, nas cores representadas no semáforo (vermelho: pare; amarelo: atenção; verde: siga).
O movimento Maio Amarelo é internacional e mobiliza bilhões de pessoas em todo o mundo, incluindo sociedade civil e Poder Público.
Segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, em 2009 foram contabilizadas 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países, deixando 50 milhões de sobreviventes com sequelas. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.
Ficou comprovado que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana de imperícia, imprudência ou desatenção. Portanto, somente com educação e conscientização poderemos reverter esse quadro alarmante. Isso envolve uma reflexão sobre todos os tipos de mobilidade, atingindo condutores de veículos, motocicletas, bicicletas, patinetes, pedestres e passageiros.
Neste ano o tema do movimento, aprovado pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito, é “No trânsito, o sentido é a vida”.
A mudança de comportamento é fundamental. Os pais representam o maior exemplo para nossos jovens e crianças, futuros condutores. São regras simples, que se aplicadas no dia a dia, poderão mudar o futuro dessa causa.

1. Todos os ocupantes do veículo, adultos e crianças, devem usar o cinto de segurança inclusive no banco traseiro.

2. Crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas nos veículos com equipamentos adequados à idade (cadeirinha ou assento de elevação).

3. O pedestre deve sempre ser respeitado. Lembre-se: você também é pedestre.

4. Dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes.

5. Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista, mantenha uma distância de segurança de 1,5m ao ultrapassar ciclistas.

6. Respeite os limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente a escolas ou lugares de grande concentração de pedestres.

7. Motociclista, use sempre os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaqueta.

8. Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes. A gentileza melhora a convivência no trânsito.

9. Não use o celular enquanto dirige, a distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante.

10. Dirigir cansado ou com sono traz consequências semelhantes à embriaguez.

Iris Sayago - Mtb 15737
Coordenadora de Comunicação e Marketing