O processo de leitura e escrita

A alfabetização é um dos momentos mais importantes para as crianças,
pois simboliza o início de uma fase de descobertas que vai durar toda a vida.

No início da vida escolar, para que as crianças aprendam a ler e a escrever com mais facilidade, é preciso que tenham acesso a diversificados e bons modelos de leitura, observando e utilizando a escrita em diferentes contextos. É preciso oferecer inúmeras oportunidades para que as crianças sintam-se motivadas por meio da leitura e dessa maneira as diferentes formas de escrita acontecem com maior autonomia.

No processo de construção da aprendizagem da leitura e escrita as crianças cometem “erros”. Os erros nessa perspectiva não são vistos como falhas ou equívocos, eles são esperados, pois se referem a um momento evolutivo no processo de aprendizagem. Eles têm um importante papel no processo de ensino, porque informam o adulto sobre o modo próprio das crianças pensarem naquele momento. E escrever, mesmo com “erros”, permite às crianças avançarem, uma vez que só escrevendo é possível enfrentar certas contradições e, com as intervenções feitas pelo professor, conseguem superar as dificuldades.

Conforme as crianças crescem e se desenvolvem em seus percursos de aprendizagem, as noções das regras ortográficas e a ampliação de seu universo linguístico virão a seu tempo. Toda criança pode aprender e aos adultos cabe fazer o possível para que elas atinjam todo o seu potencial.

A alfabetização é um dos momentos mais importantes para as crianças, pois simboliza o início de uma fase de descobertas que vai durar toda a vida. Esse processo exige paciência, atenção e dedicação por parte da escola e da família para que as próximas fases de aprendizado também sejam tranquilas e bem-sucedidas.

Ler e escrever são atividades que se complementam, uma vez que os bons leitores têm grandes chances de escrever bem, já que a leitura fornece a matéria-prima para a escrita. Quanto mais variados, interessantes e divertidos forem os textos apresentados às crianças, maior será a chance de elas se tornarem hábeis leitoras.

Incentivem seus filhos a ter na leitura seu passatempo favorito!

Profª Isabel Bueno
Profª Glaucia Graner