Páscoa. Tempo de mudanças.

Páscoa” vem de “Pessach” (hebraico), “Pascha” (latim) e “Paskha” (grego). Seu significado está ligado a comemorações cristãs, mas que se diferenciam entre si.
Comemorada pelos judeus, a Páscoa Judaica ou “Pessach” (“passagem” em hebraico), comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Já a Páscoa Cristã, apesar da derivação da comemoração judaica, relembra os atos da crucificação, morte e ressurreição de Cristo.
A data é móvel, podendo acontecer entre 22 de março e 25 de abril. Isso foi estipulado pela própria Igreja, em 325 d.C. Ficou definido que a Páscoa aconteceria no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio da primavera (baseado no hemisfério norte).
Os símbolos dessa festa, o coelho e o ovo, foram incorporados posteriormente, possivelmente por povos pagãos, mas seu significado perdura até hoje. O coelho representa a fertilidade, já que podem gerar filhotes 4 a 8 vezes por ano e cada ninhada traz de 8 a 10 coelhinhos, em média. Ou seja, o coelho traz muitas vidas ao mundo.
Da mesma forma, o ovo também representa a vida, o nascimento. Desde a Idade Média os povos costumam trocar ovos pintados como presente e até hoje algumas comunidades permanecem com esse costume, para presentear e para decorar árvores e ambientes. A ideia de fazer ovos de chocolate veio dos confeiteiros franceses que, no século 18, resolveram rechear ovos com chocolate. Anos depois, já no século 19, os Ovos de Páscoa, como são conhecidos hoje, agradam adultos e crianças.
Importante é entender que o significado é um só: A celebração da vida, um recomeço. Esta Páscoa com toda a certeza terá um apelo diferente para todas as pessoas que habitam o mundo. A pandemia provocada pelo Covid – 19 alertou a todos para a importância de se repensar as relações humanas.
O isolamento ou distanciamento social – algumas cidades tendo inclusive adotado o lockdown (“bloqueio”), ou seja, isolamento total – fez com que ficássemos “confinados” em nossas casas. Mas esse dito “confinamento” deve ser entendido como um tempo para reflexão, uma oportunidade para estarmos com quem devemos estar (mesmo que estejamos sozinhos), nesse momento tão difícil por que passa a humanidade.
Cada pessoa está recebendo um grande presente de Páscoa, a chance do autoconhecimento, do revisitar seu próprio eu. Esse mergulho dentro de si mesmo vai trazer um recomeço, vai permitir que as pessoas se reinventem. No trabalho, na família e dentro de sua existência. Repense, faça diferente, valorize! Desse período carregado de medos e incertezas surgirão novos seres humanos, que entenderão o valor da vida, a importância do outro, a incrível bênção do recomeço, de novas possibilidades.
Celebremos a vida e tudo aquilo que ela nos dá e a maravilhosa oportunidade de podermos nos reinventar a cada dia, sendo melhores filhos, melhores pais, melhores amigos, melhores seres humanos. A vida é um presente inigualável e a ela devemos brindar, todos os dias de nossa existência.
Aproveite esse Domingo para festejar com aqueles que você ama, mesmo que lançando mão das ferramentas digitais. Quem sabe se esse momento não está acontecendo somente agora, quando temos infinitas possibilidades de interagir no mundo virtual?
Saiba aproveitar esse momento e abra as portas de seu coração para a alegria, a saúde e o amor. Que sua Páscoa seja recheada da mais plena felicidade e que ela perdure para sempre em sua vida.

Receba seu presente: Reinvente-se e tenha uma Feliz Páscoa!

 

Iris Sayago - MTb 15737
Coordenadora de Marketing 
Colégio Palavra Viva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *