Berçário PalavraViva

Instalado em uma casa térrea, o espaço é exclusivo para crianças de 0 a 2 anos e decorado especialmente para proporcionar bem-estar, conforto e estímulos aos bebês.

Sala de soninho com berços individuais
Diferentes salas de estimulação
Área verde com árvore frutífera
Refeitório especial
Parques
Brinquedoteca

Horário de funcionamento:

segunda a sexta-feira das 6h30 às 19h.

Não é necessário agendar visitas, basta comparecer no horário de funcionamento.

Tire suas dúvidas!




Coordenação

bercario@colegiopalavraviva.com.br
secretaria@colegiopalavraviva.com.br
contato@colegiopalavraviva.com.br

Dúvidas sobre nosso Berçário?

Entre em contato agora! Podemos esclarecer suas dúvidas a qualquer momento.
Proposta Pedagógica

Todos os espaços são utilizados diariamente pelos bebês, de acordo com uma rotina bem elaborada pela Coordenação Pedagógica, que fica presente na escola em período integral. Contamos com uma equipe especializada para oferecer um atendimento necessário para essa faixa etária.

Alimentação

Toda alimentação é oferecida pela escola. O cardápio é elaborado por nutricionista que faz acompanhamento rotineiro pensando sempre no bem-estar e desenvolvimento das crianças.

Períodos

O horário é flexível, ficando a critério dos pais estabelecer o horário que atende melhor suas necessidades.

Inspiração na abordagem Pikler

O Colégio PalavraViva tem a sua proposta pedagógica inspirada na abordagem Pikler. Trata-se de uma abordagem baseada especialmente na importância da autonomia nas crianças e em suas primeiras experiências e relações – inclusive nos cuidados cotidianos. Proporcionar a autonomia sugere também que a criança possa se desenvolver em seu próprio ritmo. Desta forma a criança tem a possibilidade de, por si só, compreender que suas ações geram consequências e assim assimilar conceitos de maneira natural.

A abordagem foi desenvolvida por uma pediatra húngara chamada Emmi Pikler (1902-1984) e atualmente é fielmente aplicada no Instituto Pikler Lôczy, em Budapest, com crianças de 0 a 3 anos de idade.

“É importante ressaltar que alguns conceitos e aspectos da abordagem estão sendo adotados pelo Berçário e que as educadoras recebem formação contínua e especializada“.

A partir dos 4 meses o bebê já pode frequentar o berçário. Sabendo o quanto e difícil essa separação da mãe e do bebê o Colégio PalavraViva pensando no bem-estar social, afetivo e cognitivo do bebê, conta com uma unidade voltada exclusivamente para atender essa faixa etária.

O bebê conhece o mundo e desenvolve a inteligência através do sentido e das ações. Com várias salas de estimulação e parques aberto e coberto, propiciamos a integração da criança com o meio, potencializando o processo de aprendizagem.

A partir de 1 ano a criança pode frequentar a turminha do berçário 2. No colégio PalavraViva dividimos o berçário em dois ciclos 1 e 2.

No Berçário 2 o bebê já adquiriu algumas motricidades e nosso objetivo e ampliar esse desenvolvimento. As brincadeiras são o modo básico pelo qual tomam consciência de seus corpos e de suas capacidades motoras, linguísticas e afetivas. Brincar também serve como importante facilitador do crescimento cognitivo, propomos atividades onde possibilita a criança o desenvolvimento de forma plena de suas habilidades, respeitando o tempo de cada criança.

Perguntas Frequentes

Trabalhamos em média com doze crianças, esse número pode variar ao longo do dia. No berçário trabalhamos com diversos horários atendendo a necessidade de cada família.

Sim, cada criança tem um berço só seu. A roupa de cama e cobertores é do próprio aluno mantendo assim um laço familiar ainda mais forte, e semanalmente retorna para casa para ser lavado.

Sim temos lactários e cada criança tem sua colmeia onde fica armazenado seu leite (fórmula), mamadeiras e copinho.

Todas as salas de estimulação do berçário tem ventilação cruzada ou seja a janela e de um lado e a porta do outro lado, possibilitando assim um ambiente bem arejado.

Com acompanhamento de nutricionista, toda alimentação e preparada na escola, respeitando sempre a orientação dos pais e pediatra da criança.

Não e necessário agendar horário, recebemos os pais durante todo o período de funcionamento da escola, possibilitando aos pais conhecer o ambiente escolar em diversas situações (soninho, refeição, brincadeiras…) e horários.

Sim, todos os funcionários do berçário tem a formação específica para exercer a sua função. Em cada turma temos a responsável pela sala e duas auxiliares.

Ao longo do dia propomos varias atividades visando à estimulação, sensorial, emocional, motora e afetiva. Com diversos espaços a serem explorados respeitamos o desenvolvimento de cada criança, e possibilitamos um desenvolvimento pleno em todos os aspectos.

Cada criança e única e tem sua necessidade de sono diária, respeitamos o horário e a necessidade de cada bebê.

A criança pode ser retirada apenas pelos pais , demais pessoas terá que ter uma autorização previa, solicitamos sempre aos pais que entre em contato com o colégio para avisar que naquele dia especifico outra pessoa previamente autorizada vai retirar a criança.

O período de adaptação em geral e bem tranquilo para os bebês, pois ocorre de forma gradativa, começamos com um período reduzido de horas e vamos aumentando conforme a criança vai se adaptando ao novo ambiente e a novas pessoas no seu dia-a-dia. Durante esse período os pais ficam a vontade para permanecer no colégio.

Conheça o Berçário Palavra Viva

Entre em contato, ficaremos felizes em lhe ajudar. Faça um tour completo pela escola!