REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTADA – 8º ANO

A realidade virtual e a realidade aumentada chegaram para aproximar ainda mais o conteúdo dos estudantes, sempre de forma imersiva e interativa. Com elas, os alunos podem desfrutar de imagens que podem ser integradas à sua realidade tridimensional, fugindo do padrão apenas bidimensional dos objetos de aprendizagem tradicionais (como vídeos, e-books, entre outros).

Justamente por seu aspecto tecnológico ser integrado às tecnologias de uso cotidiano, como tablets e smartphones, o impacto e o sucesso nos processos educacionais são muito mais fortes. Conteúdos que antes utilizavam recursos como tabelas, gráficos e desenhos hoje podem facilmente ser substituídos por apenas um objeto de RA ou de RV contendo toda a explicação necessária. Com esses recursos, as apresentações de conteúdos e de realidades, que anteriormente eram distantes, são agora agregadas à própria realidade do cotidiano do estudante, e tudo de forma muito simples
Como todo o conteúdo exposto em realidade aumentada e realidade virtual tem forma tridimensional (3D), há uma série de benefícios para o aluno, independentemente da área de aprendizado em que ele se encontra:

facilita a memorização e o entendimento do assunto e da disciplina em questão;

promove envolvimento e engajamento dos alunos às aulas de forma criativa;

permite que se aprenda cognitivamente de forma mais rápida;

enriquece as atividades curriculares com conteúdos audiovisuais;

permite que o estudo aconteça de forma mais interativa e dinâmica; e

agrega o conteúdo digital ao mundo real, permitindo assim melhor absorção.

O que acontece dentro do seu corpo ?

Os alunos do 8 ano realizaram na aula de ciências uma experiência em realidade virtual e viram todos os sistema do corpo humano e seu funcionamento.