20 de março – Dia Internacional da Felicidade

Alegre-se, sorria, porque amanhã será comemorado o Dia Internacional da Felicidade!

Isso mesmo, esse dia existe e ele foi instituído a pedido de um país chamado Butão. O pequeno território com cerca de 40 mil Km² e pouco mais de 800 mil  habitantes fica encravado na Ásia, entre a China e a Índia.

Em 1972, o rei butanês Jigme Singye criou a FIB-Felicidade Interna Bruta, em contraposição ao PIB-Produto Interno Bruto, indicador econômico adotado pelo Ocidente. Na sua visão, o que importava para o seu povo eram os índices de felicidade, medidos por prosperidade espiritual, física (saúde), social, psicológica, filosófica, política, ambiental e da natureza.

A ONU reconheceu a importância da felicidade na vida das pessoas e acatou o pedido do Butão, determinando o dia 20 de março como Dia Internacional da Felicidade. Isso foi em 2012 e desde 2013 a data é comemorada em nada menos que 193 países ao redor do mundo.

Mas, afinal, o que é felicidade?

Esse sentimento é algo subjetivo. Para alguns pode ser a saúde, para outros a família e os amigos, outros ainda apontam o poder de compra. Será que felicidade representa o mesmo para pessoas de diferentes idades?

Andamos pelo Colégio colhendo opiniões sobre o que é felicidade e percebemos que as respostas também se manifestam de formas diferentes. Ela pode estar presente num largo sorriso, na escolha de palavras certas, num simples e reluzente brilho do olhar ou até mesmo na energia das crianças.

Percebemos, então, que a felicidade não é isto ou aquilo, ela é um todo, que ilumina o seu interior e faz surgir uma vontade incrível de abraçar a todos, de ver o outro feliz.

Iris Sayago - Mtb 15737
Coordenadora de Marketing - Colégio Palavra Viva

Veja o que dizem alguns alunos e colaboradores da Família Palavra Viva. Clique e assista ao vídeo!