22 de maio – Dia do Abraço

Ah, o abraço… Faz um bem tão grande! Dentro de um abraço sincero nos sentimos acolhidos, é melhor do que qualquer remédio. E, se os braços que nos enlaçam forem de uma criança, não existe coisa melhor.

Mas, afinal, quem inventou essa forma tão calorosa e carinhosa de cumprimentar, comemorar ou de acalmar corações? Na verdade, ninguém sabe ao certo como ou onde surgiu esse hábito.

Câmara Cascudo nos diz que o abraço só surgiu nos estágios avançados da civilização. Pelo que nos diz Mário Prata, a origem é a Itália. Acredite ou não, inventado pelos mafiosos, que na verdade queriam sentir se a outra pessoa trazia alguma arma escondida no corpo. 

Segundo o site da Superinteressante (https://super.abril.com.br/comportamento/qual-a-origem/), o abraço é tão importante que já foi estudado pelos cientistas, que descobriram que ele realmente faz bem à saúde, pois libera um hormônio chamado ocitocina, que reduz o estresse. Funciona como um analgésico natural. 

Arqueólogos também fazem parte da história do abraço. Em 2007 descobriram na Itália dois esqueletos humanos, um masculino e outro feminino, que estavam abraçados. A julgar pelos estudos realizados, o túmulo tinha cerca de 6 mil anos.

Essa descoberta foi divulgada pelo Guia dos Curiosos, que também aponta que os primatas são fãs de abraços. Os da espécie bonobos, que vivem num santuário perto da capital da República Democrática do Congo, reconfortam seus companheiros com abraços, têm empatia pelos outros do grupo. Quem garantiu isso foi o primatologista holandês Frans de Wall. Detalhes podem ser conferidos no livro “Eu, primata”, lançado no Brasil pela Companhia das Letras.

O fato é que grande parte da humanidade passou a valorizar ainda mais o abraço durante os últimos anos, com a pandemia de Covid-19. A necessidade do distanciamento para a própria sobrevivência proibiu a prática do abraço, no momento em que mais precisávamos dele.

O pior parece ter passado e, ao menos entre familiares, vamos poder comemorar o Dia do Abraço, no próximo domingo, dia 22 de maio. 

 

Sintam-se todos abraçados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *