A BNCC em tempos de pandemia e isolamento

Existe um importante documento na Educação chamado de BNCC – Base Nacional Comum
Curricular. É esse documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem
trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.

Na BNCC encontramos 10 competências a serem desenvolvidas:
– Conhecimento;
– Pensamento científico, crítico e criativo;
– Repertório cultural;
– Comunicação;
– Cultura digital;
– Trabalho e projeto de vida;
– Argumentação;
– Autoconhecimento e autocuidado;
– Empatia e cooperação;
– Responsabilidade e cidadania.

Pois bem, note que nenhuma dessas competências está sendo deixada de lado durante esse
triste e precioso período de pandemia, que nos impôs a todos um isolamento ou ao menos um
distanciamento social. Nem há necessidade de elencar todos os motivos pelos quais é uma época muito triste, em vários sentidos. Mas é precioso, porque faz vir à tona muitos sentimentos e, sem dúvida, diversas habilidades que estavam escondidas. Habilidades práticas e abstratas. Muitos se reinventaram nas últimas semanas e estão colhendo frutos dessa descoberta.

É também um ótimo momento para desenvolver e aprimorar competências. Então, vejamos,
pegando carona na BNCC, quais competências estão sendo trabalhadas com as crianças, os jovens e, com certeza, com os adultos.

O Conhecimento tem a ver com aprendizado em diferentes contextos, o que com certeza vem
acontecendo em todos os lares. Já a segunda competência refere-se ao questionamento, análise crítica e inovação, propiciados pelo Pensamento científico, crítico e criativo, que está sendo impulsionado pelas aulas em ambiente digital. Em relação à arte, a BNCC fala sobre o Repertório cultural, com a atuação e expressão por meio da arte. Aqui temos diversas atividades sendo desenvolvidas com nossos alunos, que também podem ser abraçadas pela família.

Podemos englobar duas competências apontadas – Comunicação e Cultura Digital – que
resumem todo o trabalho que vem sendo desenvolvido durante esse período. As orientações e
explanações estão tendo lugar no ambiente digital, respeitando o uso qualificado e ético das ferramentas e a comunicação visa o entendimento, análise crítica e a expressão em várias linguagens.

Até aqui já identificamos cinco das dez competências apontadas, chegando ao Trabalho e
projeto de vida, que valoriza a organização, o estabelecimento de metas e o planejamento. Ora, como fazer qualquer ação de estudo se não tivermos organização, meta e planejamento?

Principalmente nesse momento, onde estamos utilizando diariamente algumas ferramentas que não costumávamos utilizar com tanta frequência.

Chegamos à Argumentação e vamos concordar que ela está presente sempre, até mesmo num
bate-papo. É preciso construir argumentos, opiniões e conclusões, sempre respeitando o outro.

Que momento é melhor do que este, quando estamos fechados num ambiente com os familiares e sem recomendações para sairmos dele? E aqui entra também mais uma competência, representada pelo Autoconhecimento e autocuidado, onde é preciso saber lidar com as emoções, com a saúde física e o equilíbrio emocional. Para tanto, a Empatia e a cooperação são absolutamente relevantes.

Compreender o outro, ser solidário, dialogar, colaborar, respeitar a diversidade. Tudo isso está mais do que desperto em tempos de pandemia, quando o mundo todo sofre, todas as classes, raças e idades.

Por fim, chegamos à décima competência, a Responsabilidade e cidadania. A consciência do
seu poder como agente tansformador para uma sociedade mais democrática, justa, solidária e
sustentável. Agora, mais do que nunca, um leque de opções surge por todos os lados. São incontáveis as possibilidades de se fazer cidadão, de intervir de forma significativa no meio em que você está inserido.

O que estamos vivendo é um fato histórico, um período que com certeza ficará registrado nos
documentos. A Pandemia do século vinte e um. Então, já que você entendeu que está fazendo parte da história, aproveite a oportunidade e desenvolva o máximo de competências possíveis, para que sua família absorva boas coisas dessa fase triste, mas preciosa.

Iris Sayago – Mtb 15737
Coordenadora de Comunicação e Marketing