Aleitamento artificial – Mamadeiras

A mãe deve utilizar a mamadeira como se fosse seu próprio corpo,
aconchegando o bebê para passar carinho e segurança

 

O desmame precoce acontece pela “falta de leite”. Para muitas mães isso acontece por problemas emocionais, falta de informação e estímulos inadequados. Os argumentos mais comuns para a interrupção do alimento são “leite fraco” ou “insuficiente” para saciar o bebê. Na maioria das vezes, entretanto, com algum esforço e técnicas corretas, sempre é possível retornar o aleitamento natural, tão importante, pois o ato de amamentar não está ligado apenas à nutrição. Envolve ligação sentimental, estímulos musculares periorais e desenvolvimento da respiração adequada.
Já para o uso da mamadeira, a mãe deve utilizá-la como se fosse seu próprio corpo, aconchegando o bebê para passar carinho e segurança. Deve-se colocar o bebê de um lado do colo, mamando até a metade depois o virando para o outro lado até o término da mamadeira. Isso vai evitar que o músculo de um lado da face se desenvolva mais que o outro, evitando mordidas cruzadas e o uso de futuros aparelhos ortodônticos. Recomenda-se ainda que a cabeça fique mais elevada que o corpo evitando otites, mal posicionamento da língua ao deglutir e até sufocamento.
Ao aleitar a criança deitada, o leite fica retido na boca e, em contato com os dentes, possibilita o desenvolvimento de cáries (cárie de mamadeira).
No aleitamento artificial deve-se observar o bico que deve ser ortodôntico, respeitando o tamanho de acordo com a idade, com o furo pequeno e voltado para cima. Sua forma estimula a sucção, deglutição e respiração correta. O leite deve gotejar (40 a 50 gotas por minuto) e não jorrar, para forçar o funcionamento muscular.
A atenção na hora de trocar os bicos das mamadeiras também é importante. Com o tempo o látex fica poroso e acumula bactérias. Os bicos devem sempre ser lavados e esterilizados.

O momento do desmame

Deve acontecer de modo gradativo e progressivo por volta dos 6 meses, iniciando com alimentos semissólidos, com a colher. Copos com bicos também devem ser introduzidos para essa transição.
A eliminação da mamadeira noturna deve ser feita antes da erupção dos dentes. Substituir o leite gradativamente por água.

Mamadeira noturna

A mamadeira que se oferece ao bebê antes de dormir, não deve ser adoçada ou se colocar amido de milho. O leite estagnado na superfície da boca por muito tempo favorece a proliferação de bactérias e gera cáries. Aconselhamos que seja feita a higiene bucal antes de dormir.
Como prevenção à cárie não se deve adoçar leite, suco ou chás, pois no futuro os ganhos serão visíveis e recompensados.

Colaboração de nosso parceiro:
Liliam Waissmann 
Anilclin Clínica Odontológica
Rua Duarte de Azevedo, 284 – sala 121
Tel.:2950.9819 – 99578.1385
anilclin@ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *