Amamentação e a odontologia

A amamentação tem sido incentivada por ser o leite materno o alimento mais completo e digestivo,
como também por ter ação imunizante protegendo os bebês de diversas doenças.

Crianças aleitadas no peito têm melhor desenvolvimento mental e maior equilíbrio emocional. Poucos sabem que a amamentação tem reflexos futuros na fala, respiração e dentição da criança.
Um exercício muito importante para o desenvolvimento da musculatura e ossos da face e dentes é o de “ordenha”, que o bebê faz do seu alimentar no peito materno. Quando se usa a mamadeira, esses movimentos não acontecem. Por isso, nesses casos deve-se usar o bico ortodôntico anatômico com o furo pequeno e virado para cima.
A posição da amamentação, tanto do peito como da mamadeira, vai propiciar um maxilar bem desenvolvido e melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade futura de aparelhos ortodônticos. Músculos firmes ajudarão na fala. Durante a amamentação, aprende-se a respirar pelo nariz evitando amigdalites, pneumonias e outras doenças. Quando a criança respira pela boca, os dentes ficam ressecados, ficam mais expostos, à carie e as gengivas ficam inflamadas com maior facilidade. Além disso, os maxilares tendem a sofrer deformações e os dentes a ficaram “encavalados”, aumentando também o processo de cárie.
O uso prolongado da mamadeira faz com que a criança se acostume a uma dieta mole e adocicada, que aumenta o risco de cárie (cárie de mamadeira) e a criança tende a recusar alimentos que requeiram mastigação. Muitas mães reclamam que seus filhos, já crescidos, não mastigam corretamente e recusam verduras e frutas, apreciando apenas doces e iogurtes. A mastigação incorreta também pode levar a problemas de estômago e obesidade.
Atrelado à mamadeira podem surgir hábitos de chupar chupeta e dedo, afetando o posicionamento dos dentes, o que prejudica a fala e a respiração. A partir dos 6 a 9 meses, quando se introduz alimentos mais sólidos (desmame), deve-se fazer isso com colher e copos com bico, evitando ‘chuquinhas’.
A primeira consulta odontológica deveria ser antes do nascimento dos dentes, para a mãe receber orientação de higiene, dieta  e saber como proceder quando os dentes começarem a nascer, para poder acompanhar o desenvolvimento saudável dos dentes, na tentativa da erradicar a doença cárie.

Colaboração de nosso parceiro:
Liliam Waissmann 
Anilclin Clínica Odontológica
Rua Duarte de Azevedo, 284 – sala 121
Tel.:2950.9819 – 99578.1385
anilclin@ig.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *