Carta de um estranho esperançoso ao mundo de hoje…

Fonte da imagem: https://paulofilho.net.br/

“Em pleno século XXI, já deveria, o ser humano, ter superado estes problemas.”

Ontem o mundo acordou com uma notícia, que em tempos passados não seria nenhuma novidade. Um novo conflito deflagrado dos russos para os ucranianos. A tensão aumentou em todos os cantos do mundo e da tela dos smartphones é possível se ver, de maneira atônita, as bombas cruzando os céus da Ucrânia. Mais uma vez a truculência de um líder coloca em xeque toda a diplomacia, que todos os homens deveriam possuir.

O que representa este conflito? O mundo corre o risco de uma guerra global? Aqui no Brasil esta situação ameaça verdadeiramente a paz? A economia terá uma nova recessão? São muitas perguntas em que não se encontram respostas. Por esse motivo, o que fazer? Muitas pessoas teriam muitas alternativas. Para alguns pedir a ajuda divina é uma solução. Para outros a diplomacia, uma mesa redonda, seria o melhor caminho. Para outros, a solução se encontra em uma resposta à altura. Ufa, dá pra cansar só de pensar em possíveis soluções. A resposta talvez, encontra-se implícita nas entrelinhas, talvez esteja mais fácil do que se imagina, mas isso seria num mundo perfeito. Que pena, uma solução seria tão providencial agora.

A todo povo ucraniano, força, se cuidem, se protejam, se apeguem a todas as possibilidades possíveis. Ao povo russo, tenham piedade de seus irmãos ucranianos e se possível parem com os ataques, a população, dos dois lados, são os que mais padecem. As crianças, que são o futuro do planeta, não precisam aprender as atrocidades humanas, na verdade poderia ser ensinado como propagar a paz, e bombas, deveriam ser apenas de chocolate.

Perdoem a filosofia de botequim, mas é o que se tem para hoje. Me despeço pedindo perdão por todos os homens, não sei se é minha responsabilidade, mas em pleno século XXI, já deveria, o ser humano, ter superado estes problemas. Que a guerra não se torne global, e que a RESILIÊNCIA e a EMPATIA sejam as palavras de ordem…

Tudo isso se refere ao conflito desencadeado entre Rússia e Ucrânia na data de 24/02/2022. A maior preocupação do mundo se reflete em problemas que já passamos na pandemia e que agora, esta guerra, trará consequências socioeconômicas, que todo o planeta irá sofrer. Nunca a geopolítica do mundo esteve tão ameaçada. Desde a 2ª Guerra Mundial o mundo nunca esteve tão alerta. Que seja breve este conflito. O expansionismo territorial das organizações existentes hoje, são as maiores ameaças deste planeta. 

 

Prof. Rodrigo Ribeiro dos Santos

Geografia – Fund.II e Ensino Médio

Colégio Palavra Viva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *