Como as habilidades socioemocionais diminuem o bullying
O bullying é uma discussão importante para o ambiente escolar, já que essa violência pode traumatizar e prejudicar o desenvolvimento dos estudantes — e, por isso, é bom contar com estratégias para combatê-lo. Nesse sentido, é importante ter o conhecimento de que algumas habilidades socioemocionais diminuem o bullying, podendo ser praticadas diariamente na sala de aula.
Essas habilidades são adquiridas a partir do desenvolvimento da inteligência emocional. São aptidões que trabalham, no estudante, competências relacionadas tanto ao seu íntimo (intrapessoal) quanto à visão da sociedade em que está (interpessoal). Por isso, essas competências estão pautadas em pilares éticos, sociais e emocionais.
Os pilares das habilidades socioemocionais
As habilidades socioemocionais são exigidas em inúmeras situações. Elas estão relacionadas a uma série de competências que os seres humanos utilizam para saber lidar melhor com as suas emoções, gerenciar a meta de suas vidas e relacionar-se com outras pessoas.
Emocionais
As competências emocionais estão relacionadas com a forma de reagir às diversas situações a que somos expostos. Algumas habilidades importantes podem ser desenvolvidas nesse sentido como, por exemplo, a capacidade de aprender o valor na vitória e na derrota, a autoconfiança, a responsabilidade, a autoavaliação etc.
Sociais
As habilidades sociais dizem respeito à forma pela qual interagimos com o mundo e com as pessoas ao nosso redor. Nessa perspectiva, podem ser desenvolvidas a cooperação, a colaboração, a comunicação, a resolução de conflitos, entre outras.
Éticos
O pilar ético está relacionado ao modo de agir, considerando o bem comum. O respeito, a tolerância, a empatia, a aceitação das diferenças são alguns exemplos desses valores.
As habilidades socioemocionais no combate ao bullying
O bullying é uma prática violenta que prejudica ambas as partes: o agressor e a vítima.
Levando isso em consideração, é importante ressaltar que essa violência está relacionada a algum fator emotivo. O aluno que pratica bullying, em muitos casos, também esconde necessidades emocionais.
Nesse contexto, as habilidades socioemocionais trabalham o fortalecimento do autoconhecimento e da compreensão social. Essas capacidades propõem aos estudantes que eles se desvistam de seus preconceitos e compartilhem a solidariedade e o respeito. Entretanto, isso só é possível quando o jovem está resolvido consigo mesmo.
Logo, trabalhar ambas as pontas — pessoal e social — é uma maneira de garantir que a prática de bullying seja diminuída.
A escola e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais
A fase da infância é um período propício para o desenvolvimento de habilidades que promovem o autoconhecimento e a empatia. Entretanto, é possível incentivá-las durante todo o processo de aprendizagem. Promover a solidariedade e o respeito ao outro também são caminhos que fortalecem o grupo e coíbem o bullying.
Capacitação dos professores
A preocupação com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais já faz parte da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O documento prevê o aprendizado de 10 competências gerais na educação básica — e o educador é fundamental para esse trabalho.
A partir da proximidade com os alunos, é importante capacitar os professores com novas maneiras de abordar o conteúdo, a fim de garantir o protagonismo estudantil.
Interação com os familiares
O papel dos familiares também é fundamental, já que envolvê-los nas atividades escolares garante a interação entre professores, estudantes e família. A falta de envolvimento familiar pode prejudicar o desenvolvimento estudantil, deixando o aluno desmotivado e desinteressado.
As habilidades socioemocionais diminuem o bullying e trazem oportunidades para fortalecer o elo entre os jovens, criando um cenário respeitoso e verdadeiramente acolhedor.
Fonte: escoladainteligencia.com.br