Dia da Amizade, uma data pra lá de especial

Dia da Amizade, uma data pra lá de especial

Vale uma longa conversa, um simples aperto de mão ou uma breve mensagem pelos canais da internet.
O importante é mostrar que o lugar dele está ali, reservado, num cantinho especial dentro de você, pra sempre.

 

Amizade é algo tão essencial em nossas vidas que até merece um dia especial em homenagem a ela. Como sobreviver aos dias difíceis sem um amigo? Com quem dividir as alegrias dos dias prósperos?

Amigo ouve, fala, briga, ilumina caminhos, ri e chora nas horas em que mais precisamos disso tudo. Sabe exatamente do que precisamos, quando e em que proporção.

Amizade vem do latim amicitia, que teria origem no termo amicus, amigo. Mas alguns etimologistas afirmam que a raiz da palavra está em amare, do verbo amar. Então amigo, amizade têm tudo a ver com amor. Amor fraterno, de querer bem, de cuidar, de desejar o melhor. O verdadeiro sentido da empatia está na amizade.

No cinema, na literatura e até nos programas de TV a amizade está presente em muitas histórias. Quem nunca ouviu falar em Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança? Os Três Mosqueteiros também representam um exemplo maravilhoso de amizade. Temos ainda Os Três Patetas, Batman e Robin, Friends e até Scooby Doo e Salsicha. Se considerarmos as duplas musicais a lista seria ainda mais extensa.

A população mundial ainda não chegou a um acordo sobre a data oficial, mas o dia 14 de fevereiro é certamente comemorado em diversos países, por conta do Valentine’s Day. Nos EUA a data é comemorada como o Dia dos Namorados. Aqui festejado a 12 de junho. Mas a interpretação parece ser muito mais ampla em outros cantos do mundo.

Segundo fontes históricas, o imperador Cláudio II proibiu os casamentos em seu governo, pois acreditava que os solteiros se alistariam mais facilmente para as batalhas do que os homens com famílias constituídas. O bispo Valentim se apiedou dos casais e continuou realizando as cerimônias de matrimônio, secretamente. Descoberto, foi preso e condenado à morte. Os jovens, inconformados com essa situação, deixavam à beira de sua cela flores e bilhetes, exaltando o amor. Em 14 de fevereiro Valentim foi morto, daí o Dia de São Valentim ou Valentine’s Day ou, ainda, Dia da Amizade.

Então hoje, dia 14 de fevereiro, abrace com muito amor aquele seu amigo especial, esteja ele perto ou longe. Ele pode ser da escola, de infância, ser seu primo ou até seu pai, sua mãe ou seu irmão. Vale uma longa conversa, um simples aperto de mão ou uma breve mensagem pelos canais da internet. O importante é mostrar que o lugar dele está ali, reservado, num cantinho especial dentro de você, pra sempre. Já dizia a canção “amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito”.

Feliz Dia da Amizade, meu eterno amigo.

Iris Sayago - MTb 15.737
Coordenadora de Marketing 
Colégio Palavra Viva

  • Conteúdo selecionado pela editora educativa Twinkl para indicação na campanha sobre o Dia da Amizade.