Doenças contagiosas – Prevenção, sintomas e tratamento

Doenças contagiosas – Prevenção, sintomas e tratamento

As doenças contagiosas mais comuns, principalmente em crianças, são a catapora e o sarampo.
Conheça um pouco mais sobre elas e previna-se. Lembramos que a maior prevenção é a vacinação.

O que é Catapora?
A Catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com maior incidência no fim do inverno e início da primavera. A principal característica é o surgimento de lesões cutâneas (na pele) acompanhadas de prurido (coceira).
IMPORTANTE: Uma vez adquirido o vírus Varicela, a pessoa fica imune à catapora. No entanto, esse vírus permanece em nosso corpo a vida toda e pode ser reativado, causando o Herpes-Zoster, conhecido também como cobreiro.

Como a Catapora é transmitida?
O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias.
O período de incubação do vírus é de 4 a 16 dias e a transmissão se dá com 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele e até 6 dias depois, quando todas as lesões estiverem na fase de crostas.
IMPORTANTE: Deve-se afastar a criança da escola por 7 dias, a partir do início do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Quais são os sintomas da Catapora?
Os principais são manchas vermelhas e bolhas no corpo; mal-estar; cansaço; dor de cabeça; perda de apetite; febre baixa.
As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo, se espalham e se transformam em pequenas vesículas cheias de um líquido claro. Em poucos dias o líquido escurece e as bolhas começam a secar e cicatrizam. Este processo causa muita coceira, que pode infeccionar as lesões devido a bactérias das unhas ou de objetos utilizados para coçar.
Aos primeiros sintomas é necessário procurar um serviço de saúde para diagnóstico e orientação. É necessário restringir a pessoa com catapora de locais públicos até que todas as lesões de pele estejam cicatrizadas, o que acontece, em média, num período de duas semanas. Mãos, vestimentas e roupas de cama, além de outros objetos que possam estar contaminados, devem passar por higienização rigorosa.

Como é feito o tratamento da Catapora?
São utilizados analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre, e anti-histamínicos (antialérgicos) para aliviar a coceira. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão.

O que é Sarampo?
Uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

Quais são os sintomas do Sarampo?
Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso.
Em torno de 3 a 5 dias podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que se espalham pelo corpo. A persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

O que causa o Sarampo?
A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar e pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

Como é o tratamento do Sarampo?
Os medicamentos são utilizados apenas para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.

Mantenha a vacinação em dia. Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica.
Procure o serviço de saúde mais próximo no caso desses sintomas.

 

Fonte: Ministério da Saúde – http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *