Entenda como inserir a educação socioemocional em casa

Tão necessário quanto a aprendizagem de conteúdos curriculares é o desenvolvimento de habilidades para lidar com as emoções. E a família é parte fundamental desse processo.

Embora certos conhecimentos, como os linguísticos e matemáticos, tenham sido, por muito tempo, considerados os mais importantes, hoje sabemos que altruísmo, resiliência, autoconfiança, empatia, entre outras características têm papel essencial na formação da criança. Veja como é possível trabalhar esse conjunto de habilidades emocionais em casa!

O que é e para que serve a educação socioemocional?

A educação socioemocional é o processo de ensino e aprendizagem das habilidades necessárias para lidar com os próprios sentimentos e os dos outros, assim como para compreender e atuar sobre as emoções. Esse processo educacional também enfoca os modos como a criança se relaciona com outras crianças e com adultos, entre os quais estão os membros da família e os professores.

O trabalho com a educação emocional tem o objetivo de ensinar a criança a entender o que está sentindo e reconhecer o sentimento dos outros. Essas compreensões permitem que ela desenvolva sua autoestima, a confiança em si mesma e em outras pessoas, respeito, paciência, adaptabilidade, autocontrole, consciência social e senso de responsabilidade.

É muito importante inserir a educação socioemocional no ambiente familiar. Essa prática incide sobre o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança, tornando-a, ao longo do tempo, consciente de suas ações em relação a si mesma e aos outros, assim como capaz de discernir o que é adequado de acordo com cada situação que vivencia.

Quais as melhores práticas e ações para implementar a educação socioemocional em casa?

Brincar e interagir com a criança

As atividades lúdicas possibilitam às crianças entenderem regras e formas de relações sociais por meio de processos de simbolização, conhecimentos que são essenciais para o desenvolvimento do autocontrole e da capacidade para gerenciar e resolver problemas.

A interação com pessoas próximas em diferentes situações compartilhadas (afazeres domésticos, brincadeiras, pequenas compras, refeições em família, passeios etc.) não apenas abre oportunidade para infinitos diálogos, como instaura uma relação de profunda confiança e favorece o fortalecimento da empatia e o desenvolvimento do altruísmo, além de serem oportunidades para que os membros da família conversem com a criança sobre os mais diferentes assuntos.

Elogiar a criança com frequência

O bom elogio funciona, ao mesmo tempo, como uma fonte de incentivo e possibilidade de autorreflexão para a criança, uma vez que tende a influenciar a forma como ela vê a si mesma e como compreende as consequências de suas atitudes.

Ao fazer elogios sinceros, os membros da família contribuem para que a criança fortaleça sua autoimagem, fator que incide de forma direta sobre sua autoconfiança e autoestima.

Investir em materiais educativos

Materiais educativos, como livros e jogos, são uma forma de estimular as habilidades socioemocionais da criança enquanto ela se diverte. Essas atividades permitem, por exemplo, que as crianças façam analogias entre as histórias que são contadas e as situações vivenciadas no seu cotidiano, de modo a espelharem-se nas ações positivas dos personagens. É claro que tudo isso precisa ser intermediado pela família.

Inserir a educação socioemocional em casa é uma ação fundamental para o desenvolvimento infantil, que só traz vantagens. Além de permitir à criança desenvolver uma série de habilidades, como autoconhecimento, autocontrole, autonomia, senso de responsabilidade, empatia e paciência, educar as emoções aproxima a família, tornando os seus laços mais fortes.

Fonte: Blog Escola da Inteligência (https://escoladainteligencia.com.br/entenda-como-inserir-a-educacao-socioemocional-em-casa/)