A BNCC é um documento normativo que define as aprendizagens mínimas de todo educando da Educação Básica em território nacional.
Em 2014 a BNCC foi definida como uma das metas do PNE – Plano Nacional de Educação, dessa forma, espera-se reduzir as desigualdades educacionais existentes no Brasil, nivelando e, o mais importante, elevando a qualidade do ensino.
A Base também tem como objetivo formar estudantes com habilidades e conhecimentos considerados essenciais para o século XXI, incentivando a modernização dos recursos e das práticas pedagógicas e promovendo a atualização do corpo docente das instituições de ensino.
Independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam a base deverá nortear as equipes pedagógicas na elaboração dos currículos locais. Esse documento deve ser seguido tanto por escolas públicas quanto particulares.
A BNCC propõe o desenvolvimento de 10 competências ao longo da Educação Básica.
Competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Ao definir essas competências, a BNCC reconhece que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza” (BRASIL, 2013).
As 10 competências gerais da BNCC
- Conhecimento;
- Pensamento científico, crítico e criativo;
- Repertório cultural;
- Comunicação;
- Cultura digital;
- Trabalho e projeto de vida;
- Argumentação;
- Autoconhecimento e autocuidado;
- Empatia e cooperação;
- Responsabilidade e cidadania.
Uma das grandes conquistas e o maior desafio é investir nas competências cognitivas/acadêmicas e também nas competências socioemocionais.
As competências socioemocionais geram impactos positivos em várias esferas da vida de um aluno, de acordo com um relatório do Global Education Leader’s Program Brasil:
- Na aprendizagem: geram ambiente mais favorável à aprendizagem e melhores resultados dos alunos nas disciplinas curriculares tradicionais;
- No desenvolvimento integral: preparam os estudantes para estar no mundo, compreender os diferentes, ser críticos e atuantes e tomar decisões pautadas na ética. Ajudam-nos a construir seu projeto de vida e a se capacitar para o mundo do trabalho;
- Na promoção de equidade: dialogam com as necessidades da sociedade civil, mobilizam famílias e contemplam seus anseios, suprem carências de oportunidades e geram impacto nos indicadores sociais;
- Na mudança cultural: transformam o currículo e a escola, estimulam a atitude cidadã, contribuem para o desenvolvimento de uma cultura de paz.
Inserir as competências socioemocionais no cotidiano escolar é extremamente gratificante, é aceitar que somos seres humanos emocionalmente suscetíveis e sujeitos da nossa própria história.
Fabiana Almeida Coordenadora de Educação Infantil Colégio Palavra Viva