World Play Day – Dia Mundial do Brincar
No dia 28 de maio comemora-se em mais de 40 países, o Dia Mundial do Brincar, data que celebra o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos das Crianças das Nações Unidas, reforçando que Brincar é um direito.
A legislação brasileira também considera, por meio da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, o Brincar como um dos seis direitos de aprendizagem na infância.
Além da legislação e de movimentos em prol do brincar, estudos comprovam que o brincar traz inúmeros benefícios à criança, pois alegra, diverte, emociona, ensina, cria, interage, respeita, aceita. Esse ano, o World Play Day, traz uma reflexão sobre a diversidade, pois no brincar também podemos conviver com as diferenças.
Esse dia pretende sensibilizar a população sobre a importância do brincar, não há interesse comercial para a data, mas uma proposta de reflexão.
Atualmente vivemos em um mundo cada vez mais online, relacionamentos virtuais, pais e familiares com jornadas exaustivas de trabalho, escolas preocupadas com rankings e classificações e no meio desse turbilhão perde-se o encantamento pelo brincar.
Aquele brincar livre, leve, que aproxima, cria vínculos e cumplicidade, está sendo deixado de lado.
É necessário e urgente um novo pensar e novas atitudes sobre o desenvolvimento infantil e as possibilidades infinitas do brincar, principalmente na formação de valores das nossas crianças.
É importante que pais e educadores percebam na brincadeira a riqueza da infância e promovam com frequência momentos de brincar.
Como começar?
- Reserve alguns minutos do seu dia para brincar com seu filho ou seus alunos. Pode ser em ambientes ao ar livre ou mesmo em espaços fechados, a brincadeira independe de espaço físico.
- Uma cabana ou barraca no meio da sala para passar a noite também é uma excelente opção.
- Criar novos brinquedos ou usar aqueles guardados e esquecidos no fundo do baú.
- Juntar várias gerações para brincar, os avós, com certeza, têm muitas brincadeiras para ensinar.
- Um jogo de tabuleiro, dominó, pega-varetas também costumam atrair a atenção dos pequenos.
- Aos finais de semana, prefira parques, espaços abertos onde todos possam andar e até mesmo correr livremente.
Ao final das brincadeiras, além da criança, o adulto que participou também ficará mais leve, mais feliz e muito mais alegre.
Que o brincar seja constante em nossas vidas e nas vidas de nossas crianças!
Fabiana Almeida Coordenadora de Educação Infantil Colégio Palavra Viva