Aula de ciências – Rosa dos Ventos / Bússola (6º Ano)

Os alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais realizaram um trabalho na aula de ciências sobre a Rosa dos Ventos / Bússola.

Após estudarem as movimentações da Terra, entenderam que para se deslocar é necessário que tenham um ponto de referência para que o trajeto seja mais assertivo.

A rosa dos ventos é um instrumento utilizado para a orientação espacial.

Em sua representação mais comum, estão presentes os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e os colaterais (noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste). Muitas vezes, são apresentados também os pontos subcolaterais.

A rosa dos ventos surgiu com o objetivo de analisar a direção do vento e traçar estratégias para a navegação. Sua relação inicial com o vento e seu aspecto, semelhante a pétalas, foram responsáveis por atribuir-lhe esse nome.

Posteriormente, foi utilizada como instrumento para localização espacial e na cartografia (construção e estudo de mapas

Se utilizarmos o corpo como rosa dos ventos:
Ao apontarmos o braço direito para o nascer do sol (Leste);
O nariz apontará para o Norte;
O braço esquerdo para o Oeste;
As costas se voltarão para o Sul.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *