Inscrição Enem 2019: veja como fazer a sua!

Fique ligado no calendário do Enem 2019! As inscrições começam no dia 6 de maio. Enquanto isso, vá acompanhando as novidades e entendendo o passo a passo para participar do Exame.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão aplicadas em 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. As datas foram anunciadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem.

O Edital do Enem 2019 será publicado em março e os estudantes terão de 1º a 10 de abril para solicitar isenção de taxa ou justificar a ausência nas provas do ano passado. As inscrições ocorrerão de 6 a 17 de maio. Confira no final do post o passo a passo da inscrição.

Importante para não ficar de fora: mesmo quem está pensando em pedir isenção tem que fazer a inscrição oficial! Nade de se confundir, então. Ganhando ou não ganhando a isenção da taxa é preciso se inscrever como qualquer outro candidato.

As notas do Enem permitem ao estudante se candidatar às vagas do Sisu, às bolsas do Prouni, e aos financiamentos do Fies. As notas também valem para disputar Bolsas de Estudo nas faculdades privadas, e para estudar na Europa.

Como fazer a inscrição do Enem 2019

Acesse a Página do Participante e clique no link para Inscrição do Enem 2019. Em seguida, informe seu CPF e data de nascimento.

Se você ainda não possui o número oficial do Cadastro de Pessoas Físicas na Receita Federal, corra para tirar o seu! É bem simples e pode ser feito online. Quem não tiver o número do CPF não poderá se inscrever no Enem.

Tudo começa aqui na Inscrição do Enem 2019 > O sistema vai pedir uma confirmação de imagem para checar se não é um robô de internet preenchendo o formulário.

É simples confirmar que é você mesmo que está preenchendo o formulário. A técnica é apenas para checar se você não é um robô.login na página do participante do Enem 2019 com os campos de CPF, data de nascimento e seleção de figura

Basta clicar na imagem solicitada pelo sistema, em uma das caixinhas que ficam na base da imagem.

Na página seguinte, preencha os dados pessoais solicitados. E, em seguida, confirme.

página de dados pessoais da inscrição enem 2019

Chegou a hora de informar se você precisa de atendimento especial durante as provas. Veja na imagem. Se for o caso, você deve informar neste momento.

Na página seguinte, confirme seus dados pessoais.

Depois disso, selecione o idioma em que prefere fazer a prova de língua estrangeira: são 5 questões de inglês ou espanhol. Na mesma tela, informe a cidade escolhida para fazer a prova.

página de seleção da língua estrangeira com as opções inglês e espanhol

Se for preciso, depois você ainda tem uma etapa de confirmação desta opção, caso queira mudar antes de concluir a inscrição.

A seguir, confirme suas opções de língua estrangeira e cidade de prova.

página de confirmação das opções de língua estrangeira e cidade de prova

Agora, informe sua situação de conclusão do ensino médio. Nesta página, você deve informar se já concluiu o Ensino Médio, se está concluindo em 2019 ou se é “treineiro”.

Indique se vocês vai fazer o Enem apenas por experiência, como Treineiro, ou se é pra valer:página de informação sobre a situação de conclusão do ensino médio

Na página seguinte, você vai responder o questionário socioeconômico, com questões sobre o padrão de vida e a escolaridade dos membros de sua família. Esta etapa é um pouco mais demorada, mas deve ser preenchida corretamente para compor o relatório social do Enem.

página do questionário socioeconômico da inscrição do enem 2019

Se você tiver feito o pedido de isenção da taxa de inscrição, o questionário já estará preenchido e você poderá partir para o próximo passo.

Confirmação dos dados!

Enfim, chegou a tela de confirmação dos dados! Verifique cada um dos campos preenchidos para ver se as informações estão corretas ou se precisam ser corrigidas.

Por fim, vai aparecer a mensagem de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) – é o boleto de pagamento da taxa de inscrição do Enem. Se você teve o pedido de isenção concedido, não receberá a GRU.

Fique atento ao prazo de vencimento da GRU. Se o pagamento não for feito, você perde a inscrição do Enem 2019 e não poderá participar das provas! Só não precisa pagar quem recebeu a isenção da taxa de inscrição!

Você poderá pagar a taxa de inscrição nas lotéricas, agências bancárias ou no Correio.

Prepare-se para o Enem 2019

O nível de exigência do Enem fica maior a cada ano. Por isso, nunca é cedo para começar a estudar para o Enem.

Redação Enem nota 1000

Além disso, você tem que se garantir na redação: ela, sozinha, pode te garantir 1000 (mil) pontos na nota do Enem. Por isso, ter um bom desempenho na redação é fundamental para garantir uma boa nota no Enem e, assim, conseguir uma vaga no Sisu, Prouni ou Fies.

Para alcançar a tão sonhada nota mil na redação do Enem, é importante dominar o texto dissertativo-argumentativo e conhecer a estrutura da redação do Enem.

Fonte: https://bit.ly/2J4LxTh