5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve”.
(Victor Hugo)

 

 

Há 47 anos, no dia 5 de junho de 1972, foi realizada a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente. O tema reuniu vários governos e ONGs e a data passou a ser comemorada anualmente como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Melhorar a qualidade do nosso meio ambiente depende de nossas atitudes. É preciso que todos estejam cientes de que quanto mais poluído o meio em que vivemos, mais isso afetará a nossa saúde e o futuro do planeta.

As principais fontes humanas de poluição emitem substâncias que prejudicam nossa saúde, como dióxido de carbono, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, óxido de nitrogênio, ozônio troposférico, material particulado fino, dióxido de enxofre, hidrocarbonetos e chumbo.

Esses inimigos da saúde estão presentes em setores como:

• Ambiente doméstico: Todo ano, cerca de 3,8 milhões de mortes prematuras são causadas pela poluição do ar interna, a grande maioria ocorre em países em desenvolvimento. Para cozinhar, aquecer e iluminar as residências é realizada a queima de combustíveis fósseis como querosene, carvão mineral, madeira e outros.

• Indústrias: Usinas termoelétricas movidas a carvão são grandes contribuintes e geradores à diesel representam uma crescentes preocupação em áreas não abastecidas por redes de energia. Processos industriais e o uso de solventes, nas indústrias de químicos e minerais, também poluem o ar.

• Transporte: Representa quase um quarto das emissões de dióxido de carbono, acarretando cerca de 400.000 mortes prematuras. Quase metade de todas as mortes causadas pela poluição do ar decorrente dos transportes são provocadas pelas emissões da queima do diesel.

• Agropecuária: A pecuária, que produz metano e amônia, e a queima dos restos da produção agrícola são responsáveis pela poluição nesse setor. As emissões de metano contribuem para o ozônio troposférico, que causa asma e outras doenças respiratórias. O metano também é um gás mais potente que o dióxido de carbono para o aquecimento global, com impacto até 34 vezes maior em um período de 100 anos. Cerca de 24% de todas as emissões de gases de efeito estufa emitidos globalmente provêm da agricultura, silvicultura e outros usos da terra.

• Resíduos: Queimas de resíduos a céu aberto e acumulação de lixo orgânico em aterros sanitários emitem dioxinas nocivas, metano e carbono negro na atmosfera. Globalmente, estima-se que 40% dos resíduos são queimados a céu aberto.

A ONU Meio Ambiente lançará nacionalmente a Campanha Respire Vida e a publicação “16 medidas pela qualidade do ar nas cidades: um chamado pela saúde e pelo meio ambiente”. A Campanha, promovida em parceria com Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), terá o objetivo de sensibilizar gestores nacionais, estaduais e municipais.

Faça você também a sua parte!

 

Fonte: https://www.worldenvironmentday.global/pt-br

 

Iris Sayago - MTb 15737
Coordenadora de Comunicação e Marketing
Colégio Palavra Viva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *