BNCC e competências socioemocionais: educando com mais qualidade

Entendendo melhor a proposta da BNCC e competências socioemocionais
para auxiliar na educação de seus filhos

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento extremamente relevante e necessário para a qualidade da educação, uma vez que direciona os currículos escolares, visando garantir os direitos de aprendizagens mínimas que os estudantes devem possuir. Agora, a base vai contar com uma nova diretriz de organização das metas de aprendizagem, que vai incluir as competências socioemocionais.

Até o ano de 2019, todas as instituições de ensino do Brasil deverão estar preparadas para essas novas regras da BNCC. As mudanças vão exigir que as escolas tenham muita flexibilidade para desenvolver tais competências, fundamentais para trabalhar e conviver nos dias atuais.

Quer saber como a BNCC impacta a proposta pedagógica e quais são as competências com foco em habilidades socioemocionais? Confira!

Qual é a importância de incluir habilidades socioemocionais na BNCC?

A atenção a essas novas competências que têm foco em habilidades não cognitivas ganhou força nos últimos anos após o reconhecimento de que características ligadas ao comportamento e à administração das próprias emoções podem impactar positivamente no aprendizado dos alunos e tem forte influência na vida como um todo.

Constata-se, hoje em dia, que tem sido muito comum ver profissionais serem contratados pelas competências cognitivas, mas demitidos por falta de competências socioemocionais.

A abordagem das habilidades focadas na educação das emoções é fundamental para promover o pensamento autônomo dos jovens e suas potencialidades, o que, consequentemente, pode reduzir a indisciplina e melhorar os índices de aprendizagem.

Como a BNCC impacta a proposta pedagógica?

A base é um documento oficial que vai orientar os currículos das escolas do Brasil, tanto da rede pública quanto da privada. Ela apresenta os conhecimentos primordiais, as competências e as habilidades almejadas para os alunos em cada etapa da Educação Básica.

Quais são as competências preconizadas pela BNCC?

Um dos pontos mais importantes que está contemplado na base é “as competências do século XXI”. Essas competências vão permear a construção das propostas pedagógicas das instituições escolares e algumas delas estão intimamente relacionadas às habilidades socioemocionais. Veja quais são elas, em resumo:

1. utilização e valorização dos conhecimentos construídos sobre o mundo social, físico e cultural;
  2. exercício de curiosidade intelectual e uso de abordagem própria das ciências a fim de elaborar hipóteses;
  3. desenvolvimento de senso estético, visando valorizar e reconhecer as várias manifestações culturais e artísticas;
  4. utilização de conhecimento das linguagens artística, multimodal, científica, matemática, digital e tecnológica;
  5. utilização de tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma significativa, crítica, reflexiva e ética;
  6. compreensão das relações do mundo do trabalho e tomadas de decisões alinhadas ao projeto de vida profissional, pessoal e social;
  7. argumentação com base em dados, informações e fatos confiáveis para negociar, formular e defender pontos de vista e ideias;
  8. autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções e das outras pessoas com capacidade de lidar com elas e com a pressão do grupo;
  9. exercício de diálogo, empatia, cooperação e resolução de conflitos, fazendo-se respeitar e promover respeito ao outro;
  10. ação pessoal e coletiva com responsabilidade, autonomia, resiliência, flexibilidade e determinação.

Vale frisar que essas competências dizem respeito a formar cidadãos com capacidade de resolver problemas, trabalhar em equipe, argumentar, defender seu ponto de vista, respeitar o outro e ser cada vez mais críticos.

A BNCC é um passo muito importante para a qualidade da educação do Brasil.

Ela estabelece um grande marco no desenvolvimento social e ainda orienta a composição das propostas pedagógicas.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br