II CONSTRUINDO UMA ESCOLHA 2019

Ontem, 28 de maio, o Colégio Palavra Viva abriu as portas para um evento de extrema importância, o Construindo uma Escolha. A segunda edição do evento contou com a presença de 12 instituições de ensino superior, representadas por gabaritados profissionais, além da presença de convidados especiais.

Tivemos 12 universidades presentes: Anhembi Morumbi, Belas Artes, Cásper Líbero, ESPM, FAAP, FEI, Impacta, Mackenzie, Mauá, PUC, São Camilo e São Judas. Os alunos visitaram os estandes, sanando dúvidas, conhecendo todos os cursos oferecidos pelas instituições e se informando sobre datas importantes.

Cada aluno escolheu sua trilha para o evento, dentre três opções disponíveis. Cada uma delas continha uma visita ao centro de exposições e mais duas salas temáticas, com temas mais tradicionais como Direito e Cidadania, Engenharia de Produção ou Publicidade até Saúde e Dança, Animação e Planejamento de Carreira.

“Este ano a feira tem temas mais interessantes, porque no ano passado não teve palestra do curso de Educação Física e este ano teve, ligado à dança. Eu vi na palestra que posso ligar o futebol, que é uma coisa que eu amo, com a Educação Física. Trouxe amigos para o evento, primeiro, porque gosto muito da escola e, segundo, porque eles estavam com dúvidas sobre o que queriam fazer, principalmente a minha amiga e ela falou que foi muito importante para ela ter vindo aqui, que fez clarear algumas coisas para ela” (Sabrina Café – Aluna da 2ª Série do Ensino Médio).

Participaram alunos de 9º Ano do Ensino Fundamental e todos os estudantes do Ensino Médio, que trouxeram convidados de outros colégios para aproveitar o evento. Uma das convidadas comentou: “Estou achando bem legal essa oportunidade da gente conhecer as faculdades. Estou na 1ª Série do Ensino Médio, então eu ainda tenho um tempo para pensar na faculdade que eu vou fazer. Fui na palestra de Biomedicina e achei legal, porque eu penso em Medicina, só que ela abre para várias áreas e eu pensei também que pode ser Biomedicina. Achei bem legal”.

O II Construindo uma Escolha mostrou aos alunos a importância de um propósito em suas vidas, que é preciso pesquisar e experimentar, para saber qual caminho profissional seguir. Segundo nosso aluno, “Este ano o evento está tão bom quanto no ano passado, mas estou conseguindo ver os cursos e ter uma ideia do que eu quero para o meu futuro. Ainda estou pesquisando, não tenho uma ideia sólida, mas está ajudando” (Mateus – 3ª Série do Ensino Médio).

A cada dia surgem novas opções de carreiras e os jovens ficam perdidos com esse leque gigante. Nosso evento anual pretende contribuir com essa escolha e diminuir um pouco a ansiedade peculiar a esse período da vida escolar. Acreditamos nessa contribuição, é gratificante ouvir que “o evento que está acontecendo aqui está ajudando bastante. Eu participei no ano passado também, mas eu não tinha certeza do que eu queria fazer. Esse ano eu já tenho uma ideia e as faculdades que vieram estão me orientando e isso está fazendo uma diferença significativa” (Pedro Ramirez – 3ª Série do Ensino Médio).

Nosso agradecimento a todos os presentes, especialmente aos nossos alunos, que reconheceram a importância de um evento como o “Construindo uma Escolha”.